Todo mundo busca uma fórmula mágica para aumentar as vendas. Acontece que você pode fazer isso sem se comprometer com métodos irreais. De maneira mais simples, e realmente eficaz, nesse post você verá 5 dicas infalíveis para vender mais online.

#1 Dica – Defina seu público-alvo, antes de tudo.

Conhece a expressão “quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? Sabemos que o seu negócio merece mais do que navegar à deriva, atingindo pessoas que não o comprariam, ou não se identificam com ele. Cometer esse erro atrasa suas vendas e seu investimento é prejudicado.

Você quer atingir o cliente certeiro, aquele que no fim do dia vai efetuar a compra e usufruir do produto. Para isso, você precisa saber onde está indo, isso é, ter seu público-alvo bem definido. Entender quem está do outro lado da sua landing page é crucial. Homens e Mulheres, na faixa de 20 a 45 anos, esportistas, fazem sentido para uma marca de roupas de ginástica, por exemplo. Mas essa categorização pode ser ainda mais profunda: analise seu produto e anote a resposta para a pergunta: que tipo de pessoa você visualiza o usufruindo? É importante definir previamente para que a comunicação entre o seu anúncio, o produto, e o comprador esteja na mesma linguagem, de forma que ele sinta como se aquilo tivesse sido feito especialmente para ele.

#2 Dica – Cuidado com o seu óbvio

Pense sempre que você é o conhecedor do produto como ninguém, e aquilo que é óbvio, ou que “está na cara” para você, pode não ser visto da mesma maneira pelo consumidor.

Deixe tudo o mais claro possível nos seus anúncios: títulos e descrições didáticas para que ele não precise recorrer ao chat de atendimento, ou outras fontes. Afinal, ninguém compra o que não entende.

Imagens com qualidade alta (opte por fotos maior do que 2mp pelo menos) passam uma percepção de credibilidade, além de qualidade do próprio produto.

Importante também se ater ao visual do seu anúncio e da página de destino. Quando usamos elementos muito diferentes em cada um desses espaços, o cliente pode pensar que fez o caminho errado, que não se trata do mesmo produto que estava vendo antes, ou no melhor dos cenários, causa um desconforto e insegurança.

O famoso CTA (call to action – chamada para ação) é um grande gatilho para seus anúncios. Frases otimistas como “eu quero” ou imperativas “clique aqui”; “comprar agora” costumam aumentar a conversão.

#3 Dica – Mobile First!

Essa é uma expressão conhecida no mercado que em sua tradução literal significa “primeiro o mobile”, mas o que ela quer dizer com isso? Hoje em dia as pessoas tem tudo que precisam em seus smartphones. Acessam desde agenda, a lista de compras, site do próprio mercado, páginas de lojas online, e claro as mídias sociais (onde os seus anúncios podem aparecer na maior parte do tempo). Por esse motivo, devemos ficar atentos a termos páginas responsivas, isto é, páginas que se adequam do desktop para a tela do mobile, sem perder qualidade, ou cortando alguma informação importante.

Uma página de pagamento que não estiver otimizada para permanecer legível, de fácil acesso aos botões de comando, fatalmente perderá vendas. Esse é um ponto que requer muita atenção.

#4 Dica – Problemas existem, transformá-los em elogios é o diferencial.

Ninguém está livre de passar por alguma situação com um cliente em que tenha acontecido algo errado, e por mais que não pareça, os consumidores sabem disso!

O ponto que vai fazer com que ele volte a comprar na sua loja, ou que nunca mais volte, é a forma em que você resolverá a questão.

A postura correta é assumir o erro, se disponibilizar a ajudá-lo e corrigir da forma mais rápida possível. Com esses passos você estará fidelizando o seu cliente. A memória afetiva que ele terá sobre seu produto e consequentemente sobre sua marca, vai ser a de ter tido um parceiro que solucionou o que precisava ser resolvido.

#5 Dica – Seu pedido saiu para entrega!

Essa é a frase preferida de todo comprador online, mas pode ser o pesadelo do vendedor que não se preparou direito para a entrega do produto. Logística para uma venda online é o grande pulo do gato.

O produto pode ser perfeito para o cliente, o anúncio atingir em cheio o consumidor, a divulgação ser clara e estar no lugar certo, o atendimento ser solícito e sempre disponível, mas uma entrega atrasada, ou com alguma danificação, pode fazer com que todos os outros benefícios desapareçam como fumaça na cabeça do seu cliente.

Agora imagine o que uma entrega acima do padrão pode fazer? Com tudo isso dito anteriormente, e você tendo o melhor frete, com precisão no tempo da remessa, e de fato entregar conforme o prometido, o resultado só pode ser o aumento real das suas vendas.

Existe ainda uma dica extra, que ajudará a manter seu nível de conversão no patamar mais alto. Ela é tão importante e extensa que a deixamos com um destaque especial. Você saberá mais sobre o assunto no próximo post: como evitar abandonos de checkout e carrinhos de compra.