Não saia antes de ler o que está aqui embaixo!

Neste post vamos falar sobre alerta de saída de página, que pode conter uma mensagem como esta aí de cima que acabou de te convencer a ler essa frase aqui.

Mais do que manter a sua atenção em nosso blog, um alerta de saída de página, vai te ajudar a recuperar uma venda que estava a caminho de ser perdida. Então nós vamos te contar agora tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta.

O que é um Alerta de saída?

O alerta de saída de página é um pop-up (uma janela da web que aparece na tela do computador cobrindo o que está ao seu fundo) que é ativada quando o consumidor faz um movimento que indica que ele está deixando a página.

Isso é possível porque existe uma tecnologia que identifica a ação do mouse do usuário indo em direção ao X para fechar a página, ou o clique no X.

Como um alerta de saída pode ajudar a recuperar uma venda?

Quando um cliente está prestes a deixar a sua página, ele é surpreendido com um pop-up automaticamente. Os olhos do consumidor vão intuitivamente para a mensagem dessa janela. Por esse motivo o conteúdo contido é muito importante. Não basta simplesmente que ela apareça com algum texto comum, é preciso que tenha algo que o faça voltar atrás na decisão, como um incentivo: “Não desista da sua compra! Essa oferta ficará ativa apenas por hoje”; “Você acaba de ganhar 5% OFF no final da compra! “. Com frases persuasivas e um benefício real para o seu cliente, as chances dele desistir de deixar a página aumentam, assim como aumenta a sua recuperação de venda.

Pop-up não é Spam!

Cuidado para o conteúdo da sua pop-up não ser irrelevante para o usuário, um alerta de saída que não mostra nenhum benefício para ele desistir de fechar a página do seu site, pode ser ignorado ou causar irritação tanto quanto um spam causaria.

Como criar o alerta de saída perfeito?

Uma boa forma de conquistar atenção do cliente é usando textos claros e objetivos. Direto ao ponto. Pense que por um segundo você conseguiu prender a atenção dele antes de que ele saísse da sua página, se o texto for muito longo ou complicado o suficiente para que não seja entendido na primeira leitura, vai ser uma pop-up irrelevante. Então siga os pontos essenciais para fazer um alerta de saída que converte:

Textos concisos

Mensagem de fácil compreensão já na primeira leitura

Faça com que o benefício apareça de forma clara para o cliente

Use gatilhos mentais de escassez, urgência ou simplicidade (Falamos deles nesse post)

Use CTAs (call to action ou chamada para ação, como: “Compre agora! ” ou “Voltar para o site! “ etc)

Não esqueça que esse instante pode ser sua última oportunidade de falar com o consumidor que está deixando sua página, trabalhe bem na sua mensagem, utilize as dicas e gatilhos acima e seu alerta de saída poderá ser um grande aliado da sua taxa de conversão.