Primeiro, vamos relembrar resumidamente os termos checkout e e-commerce. O checkout de pagamento é a etapa final da compra de um cliente. É onde ele preenche os dados e de fato converte. Uma plataforma de checkout permite que você crie uma url para cada produto do seu catálogo e leve o consumidor diretamente para essa página de pagamento. Já no e-commerce existem outras etapas no fluxo de compra.

Como decidir por onde começar a vender online? Fizemos abaixo um pequeno quizz com apenas 4 perguntas que poderá clarear a sua decisão. Responda atentamente, anote suas respostas em um papel e no final descubra o que possivelmente será a melhor solução para o seu negócio.

Vamos lá!

  1. Você possui quantos produtos em seu catálogo? A. Mais de 10 produtos B. Até 10 produtos
  2. Formalizou o seu documento como Pessoa Jurídica? A. Sim ou quero dar entrada B. Não, ou não gostaria de ter que fazê-lo.
  3. Entende o básico de programação ou está disposto a contratar alguém? A. Entendo o necessário para mexer na minha landing page e estou disposto a investir caso precise.

B. Não,desejo investir nisso agora.

  1. Atualmente você se encontra em qual das situações abaixo: A. Tenho uma vasta quantidade de produtos e variações, e possuo um capital inicial de investimento previsto para os custos de implementação de uma loja virtual. Desejo iniciar minhas vendas online o quanto antes e por isso também preciso de uma ferramenta de gestão, além de contar com outros profissionais na equipe. B. Estou em fase inicial do meu negócio, não possuo grandes variações de categoria ou do mesmo produto. Quero começar a vender online mas não possuo um valor de investimento alto para isto. Estou ciente de que precisarei contar com a ajuda de um atendimento especializado e que o processo seja o menos burocrático possível.

Agora vamos falar sobre suas respostas e os respectivos resultados:

Se você respondeu mais a letra A o ideal para o seu negócio é o E-commerce! O momento é propício para o investimento maior, você está seguro com a quantidade de produtos que possui e precisa cadastrar todas as variações e categorias diferentes. Não tem medo de se aventurar no mundo da programação e dos códigos, ou possui um investimento previsto para isso. Seu negócio pode estar na fase da maturidade e tudo o que você deseja é que ele cresça mais com a ajuda da internet apostando em uma loja virtual. Vá em frente e conquiste o mercado!

Se você respondeu mais a letra B a plataforma de Checkout é o que você procura! O checkout é a solução Mais prática, você só precisará de uma landing page simples sem a necessidade de implementação de códigos complexos, etc; Menos burocrática, não precisa de nenhuma formalização jurídica; Mais barata, pois o cadastro na plataforma é gratuito e a única taxa a ser paga é em cima do valor do produto vendido, ou seja, seu lucro sempre será maior do que o investimento; Não importa que tenha poucos produtos, você pode trabalhar com apenas 1 produto que seja o seu carro-chefe, ou testar um de cada vez para descobrir qual seria o melhor; Conversão mais rápida, o cliente cai diretamente no link de pagamento. E para finalizar após o cadastro você já poderá começar a vender!

Se por acaso tenha dado empate entre as duas letras A e B Você está em uma fase ainda nebulosa para tomar uma decisão. Pense bem sobre o seu negócio e tudo que o cerca. Defina qual é o seu público-alvo e o que você precisa fazer para atingi-lo. Avalie de forma bem realista o valor de investimento que o seu negócio pode usufruir sem prejudicá-lo financeiramente. Depois que tiver tudo isso em mente, repita o quiz ou entenda como funciona as duas plataformas lendo este post. (link)

No próximo post falaremos sobre como descobrir que você não precisa de 50 produtos para ter um faturamento alto, é possível vender muito mais concentrando suas vendas em seus TOP 5 produtos!