O Facebook a cada ano que passa torna-se uma ferramenta de divulgação cada vez mais completa e ao mesmo tempo simples. Simples porque a sua interface é muito intuitiva, os botões de comando são fáceis de encontrar e existem muitas matérias disponíveis sobre o assunto vendas dentro da própria plataforma.

Além disso, as mídias sociais nunca estiveram tão em alta da forma que estão hoje. As pessoas estão na maior parte dos seus dias com smartphones na mão registrando tudo e absorvendo informações, às vezes de maneira até mesmo subliminar ainda que já existem registros de buscas por marcas ou produtos dentro do Facebook feitas pelo próprio usuário.

Vender no Facebook - Por onde começar

Sabendo da existência dessa poderosa ferramenta, como você pode começar a usá-la a seu favor? Bom, três pontos iniciais precisam ser definidos para que suas vendas no Facebook sejam efetivas, são eles: Produto, Público e Tom de Voz.

Produto: conhecer bem o seu produto é essencial para vender mais. Você precisa entender todas as suas características e tudo que o faz ser uma boa venda, assim como tudo o que o torna uma boa aquisição para seu usuário para poder descrevê-lo da maneira mais completa possível. É sempre bom começar analisando o produto pensando a quem ele é direcionado, e porque esse público precisa dele.

Público: definir um público não é limitar seus compradores potenciais. É, sim, saber otimizar seu esforço de divulgação ao grupo de pessoas a que o seu produto é mais adequado. Dessa forma você evita gastos que não trarão de fato um retorno.

Tom de voz: O tom de voz é a maneira que a sua marca vai se comunicar com o público. Pode ser mais informal, mais jovem, mais conservador.... Utilizando mais o humor ou buscando o lado mais afetivo, por exemplo. Essa maneira de falar precisa estar muito alinhada com as características do seu público para que ele de fato entenda o que você está comunicando.

Quando você conhece bem o seu produto, e o objetivo a qual ele se destina, consegue desenhar as personas que estariam mais satisfeitas em obtê-lo e que baseado em todas as características do produto, de fato o adquiririam. Imaginando essa persona, seus hábitos, faixa etária, o que gosta ou não gosta, é possível definir a melhor maneira a qual sua comunicação vai se apresentar para esse cliente. Essa fórmula em cadeia ajuda a aumentar a conversão do seu anúncio nas redes sociais.

Facebook na Prática – Posts e Anúncios

Um post no Facebook, consiste em uma mensagem com texto e/ou imagem que é adicionada dentro da sua página na mídia social Facebook. Eles podem funcionar para o seu negócio online tal qual catálogos impressos funcionam para lojas físicas. Mas existem muitas formas de fazer uma postagem, que não se limita a só catalogar seus produtos. Antes de tudo, é importante que você use aqueles três pontos iniciais (produto, público e tom de voz) como base para definir suas estratégias de publicação dos posts. Pense sobre o que irá falar, para quem irá falar e como será dito. Existem diversas estratégias que podem ser seguidas para a criação da rotina dos seus posts. Você poderia, por exemplo, separar em categorias e definir uma agenda de publicação, como:

Posts Motivacionais: usar frases motivadoras, e de impacto que causem uma relação afetiva com o seu público, e que de alguma forma tenham relação com o seu produto. #Dicas de fotos: paisagens, fundos neutros ou cores únicas, que transmitam bons sentimentos.

Posts Benefícios: explicar quais são os possíveis benefícios de usar o produto ou obter o serviço que você quer vender. Suas vantagens, o que ele pode fazer pelo cliente a longo prazo, como ele pode transformar a sua rotina, enfim, tudo que o torna especial.

#Dicas de fotos: pessoas usando o produto ou que mostrem os possíveis resultados após o uso, imagens relacionadas aos benefícios que ele trará para a vida do cliente.

Posts Produto: basicamente nesse tipo de post o foco é total no produto, apresentá-lo em todas as suas formas, e em caso de produtos que não são físicos, como cursos, podem ser mostrados cronogramas de aulas, partes do que será aprendido, e coisas do tipo.

#Dicas de fotos: nesse tipo de post o ideal são fotos bem objetivas, com foco no material do produto, do que ele é feito, o que é.

Esses são apenas alguns exemplos, e você pode seguir muitas outras linhas de estratégia de posts. Em todos os casos é importante lembrar do tom de voz que você definiu como a melhor forma de falar com o seu público e que será usada tanto na descrição do post, quanto nas imagens escolhidas. Como em diversas áreas do seu negócio, a comunicação deve ser transparente, simples e de fácil compreensão. Evite frases que possam ter algum duplo sentido, ou que precisam de algum complemento anterior. (Lembre-se que pode ser a primeira vez daquele cliente na sua página, então dê toda a informação que ele precisa sempre.)

O que são anúncios no Facebook?

Os anúncios são como posts, foto + descrição, porém que custam um valor previamente definido e que aparecem nos feeds, stories, ou navegação dos usuários que fazem parte de um público que você irá selecionar na criação do mesmo. Para criar um anúncio em sua página do Facebook você terá que criar um gerenciador de negócios. Dentro da plataforma existe um passo a passo bem simples sobre como criar um anúncio desde o início até acompanhar suas vendas através dele. Não se preocupe, a interface é fácil de ser compreendida e as etapas vem sempre com a opção de criação guiada, ou seja, uma janela que te diz exatamente o que fazer e como fazer a cada passo.

Qual a vantagem de anunciar no Facebook?

Quando você cria um anúncio no facebook, além de poder atingir milhares de pessoas conectadas a rede social, você também tem a opção de alcançar pessoas de fora dela que estão navegando, por exemplo, em sites, blogs etc. Lembrando que um anúncio, criado no Facebook pode ser também divulgado no Instagram, o que aumenta ainda mais sua capacidade de alcance.

Além disso, a grande vantagem é você poder encontrar no enorme mundo da internet os compradores potenciais do seu produto baseado naquele público alvo sobre o qual falamos no começo desse post. E isso é possível por conta das: Segmentações.

Você pode definir na plataforma, na hora da criação do seu anúncio, tudo o que imaginar sobre aquele cliente: faixa etária, gênero, localização, interesses, hábitos, interesse em concorrentes, em determinadas páginas do facebook, as opções são inúmeras. Tudo para você conseguir falar diretamente com aquele cliente que tem o maior potencial de compra para o seu produto.

Como acompanhar resultados dos anúncios no Facebook?

No mesmo gerenciador de negócios que você criará para começar seus anúncios, automaticamente será criado um gerenciador de anúncios para a sua conta. Nesse ambiente você terá acesso a todos os dados que precisa para entender se suas vendas estão trazendo o retorno esperado, dentre muitas outras informações complementares. Por exemplo: é possível ver quantas curtidas o seu anúncio ganhou, caso haja muitas, significa que a sua comunicação está surtindo um bom efeito.

Esse tipo de informação, de interação do público com seu anúncio, permite que você esteja sempre ajustando o que for preciso para criar um conteúdo de venda cada vez mais relevante pro cliente, logo, com maior potencial de venda.

Dentro dos anúncios existem diversas categorias, nem sempre precisa ser sobre conversão monetária. Pode ser entendido como conversão toda vez que você consegue um lead por exemplo. No momento da criação você poderá definir o que é a sua conversão: receber mais ligações, ganhar mais seguidores, promover negócio local, venda, tráfego no site, etc.

A grande vantagem de investir em anúncios nas redes sociais, é realmente poder se comunicar com um público específico e com o objetivo que você determinar pela quantia que você administra de forma controlada. Evitando desperdícios de investimento em divulgações muito gerais que podem trazer menos retorno. É você encontrar o cliente ideal em meio a uma multidão, e falar com ele a todo instante, da forma mais clara, persuasiva, e rentável para o seu negócio.

E aí, pronto para começar a divulgar seus produtos com apenas o link de checkout nos anúncios do Facebook e vender muito mais?