Isso é um mito e podemos provar: você não precisa necessariamente de uma loja virtual para começar a vender seu produto online. Seja ele físico ou digital, existe uma maneira de suas vendas iniciarem hoje mesmo, assim que você acabar de ler esse post.

Você pode estar em alguns desses cenários: é um empreendedor que está iniciando seu primeiro negócio; que está buscando soluções digitais para o seu produto; ou que quer começar a vender, evoluir seu negócio, porém ainda não sabe como fazer isso.

As plataformas de e-commerce podem parecer caras, e mais complexas do que era esperado. Ou talvez simplesmente sinta que ainda não chegou o momento de fazer esse investimento.

Como começar suas vendas online?

Direto ao ponto: crie uma landing page, cadastre seu produto em uma plataforma de checkout, anuncie e venda no mesmo dia. Sem burocracia, sem precisar entender sobre programação ou investir seu capital inicial em uma ferramenta mensal.

Acha que tem algo que não estamos contando? É realmente fácil assim! Vamos por partes:

O que são landing pages:

A landing page é uma página da internet onde o cliente “aterriza”. Não muito elaborada como um site, o foco de uma landing é justamente a conversão, ou seja, convencer seu cliente a comprar. Nesse caso, ela será a sua vitrine, e seus produtos estarão expostos para o seu público-alvo.

O que é uma plataforma de checkout:

Uma plataforma de checkout é uma empresa onde você cadastra o seu produto, que está visível para o cliente na sua landing page. A plataforma irá gerar um link de pagamento específico para aquele produto cadastrado.

Nesse modelo você pagará apenas uma taxa em cima do valor da venda do produto. Isso garante que o seu lucro seja maior do que o seu investimento, sem que precise pagar nenhuma taxa extra.

Onde anunciar seus produtos e porque essa estratégia substitui um e-commerce:

Você poderá anunciar para o seu público-alvo, dentro da sua landing page. Ao clicar no seu produto, o cliente entrará direto no link de pagamento. Isso é, o cliente não passará por inúmeras etapas que o tirem do fluxo de compra. Ele observa o produto, clica e entra na página de pagamento. De acordo com algumas pesquisas esse tipo de procedimento aumenta 30% as conversões.

Além disso, você ainda poderá usar o link em anúncios de mídias sociais, como o Facebook e Instagram. Quando se cadastra em uma plataforma com integração você poderá coletar dados sobre seu público-alvo e alimentar a base de usuários para suas campanhas nas mídias sociais. Veja mais sobre as diferenças entre um e-commerce e um checkout clicando aqui.

Quais as vantagens de um checkout para um pequeno/médio empreendedor:

O link de checkout tem menos custos, menos burocracia e atende melhor o segmento de pequenos e médios empreendedores. Não é necessário formalizar sua pessoa jurídica; não é preciso pagar uma taxa mensal para uma plataforma de e-commerce (que será cobrada independente se há venda ou não); não existe a preocupação de contratar uma ERP (ferramenta de gestão de negócio). Ou seja, você precisa de facilidade para vender, você quer começar a vender hoje, não está no momento de investir em todos esses itens acima, então as vantagens de um checkout podem, de fato, fazer mais sentido para você.

Agora que falamos como é um mito o fato de você precisar de uma loja virtual para dar o start nas vendas dos seus produtos, no próximo post mostraremos o passo a passo para começar a vender em uma plataforma de checkout e receber seus pagamentos online. Veja também tudo o que precisa saber na hora de escolher a plataforma de checkout ideal, clicando aqui.