Como recuperar uma conta bloqueada no Facebook Ads

Como lidar com bloqueios no Facebook Ads?


Seja por erro no algoritmo do Facebook ou por alguma desatenção na hora de formular anúncios, milhares de empreendedores digitais tem diariamente suas contas no bloqueadas no Facebook Ads.

Por lidarmos todos os dias essas pessoas que precisam dessa fonte de tráfego para anunciarem seus produtos pela Internet, nós da Upnid decidimos elaborar esse artigo para ajudar você.

Se recentemente sua conta de anúncios do Facebook foi bloqueada, ensinamos abaixo os passos tomados por diversos de nossos clientes para recuperar uma conta bloqueada no Facebook Ads.

1 - Levantar possíveis motivos para o banimento

Primeiramente é importante ter em mãos alguns possíveis motivos pelos quais a sua conta pode ter sido banida.

Diferentemente de outros canais de anúncios, o Facebook não te falará qual foi o motivo do bloqueio, o que te deixa com a responsabilidade de obter essas possíveis razões.

Descobrir esses motivos será muito útil para garantir mais chances de sucesso na hora de requisitar um desbloqueio da sua conta. Imagine-se no lugar do atendente do Facebook:

Como atendente, todos os dias você tem que lidar com diversas pessoas donas de diversos negócios na Internet que te solicitam a mesma coisa: que você desbloqueie suas contas de anúncios.

Em grande parte dos casos você não saberá o motivo do bloqueio, já que foi uma escolha do próprio algoritmo ou de algum outro representante da empresa.

Veja como será um trabalho bem mais fácil e rápido se o próprio anunciante te levantar alguns possíveis motivos ao solicitar o desbloqueio.

Logo você como anunciante terá um trunfo muito poderoso se puder sugerir coisas do tipo:

“Acredito que ocorreu um mal entendido. Provavelmente o algoritmo de vocês bloqueou minha conta por eu estar em viagem e ter acessado o Facebook de outro país. Poderia por gentileza checar e reativá-la por favor?”

Mesmo que um dos motivos seja a violação de uma política do Facebook, se você mostrar que reconhece que errou e está disposto a mostrar como você não repetirá mais esse erro, suas chances de ter sua conta de volta serão bem maiores.

Para saber mais sobre os motivos mais comuns que levam a bloqueios em contas no Facebook veja esse artigo.

2 - Requisitar um desbloqueio de sua conta

É comum na Upnid termos notícias de empreendedores que conseguiram ter suas contas reativadas mesmo recebendo o email padrão do Facebook dizendo que a decisão de bloqueio era final. Logo, a primeira dica que damos na hora de tentar um desbloqueio é: seja persistente.

Pode acontecer de o suporte do Facebook levar alguns dias para te responder. Também pode acontecer de que mesmo assim você ainda acabar recebendo a mesma mensagem automática de antes.

Se você está convencido que não contrariou nenhuma regra da política do Facebook, não desanime. Existem casos em que as contas foram reativadas apenas após 4 ou 5 tentativas. Tente parafrasear seu apelo e faça em outro horário do dia.

Por fim, uma dica importante citada por diferentes empreendedores é tentar se comunicar em Inglês com os representantes do Facebook. Os atendentes dessa língua tem muito mais autonomia para te ajudar.

Para solicitar o desbloqueio de sua conta siga os seguintes passos:

1. Preencha o formulário de apelo do Facebook.

2. Entre em horário comercial na secção “Facebook Business Resources

3. Abaixo da secção de “Principais Perguntas” você verá ou um ícone de chat ou email (disponível apenas em horários comerciais)

4. Converse com um atendente do Facebook para tentar resolver o problema. Tente ser gentil e educado com ele e mostrar que você irá e está disposto a agir segundo as regras do Facebook. Aqui é uma ótima oportunidade para citar os possíveis motivos pelos quais você acha que sua conta foi bloqueada e justificá-los.

5. Também há uma opção de entrar em contato por email, mas normalmente verificamos que o chat costuma ser mais eficiente.

Uma dica bastante importante mas que é muito subutilizada é a de criar um relacionamento com a pessoa do suporte. Pode parecer que na posição de clientes do Facebook é dever deles nos auxiliarem, porém você provavelmente só ficará mais longe de seu objetivo se adotar posturas como “Você não sabe quem eu sou? Gasto X mil reais por dia na sua plataforma”.

3 - Criar uma nova conta de anúncios no Facebook.

Caso nenhuma das soluções acima funcionem e você precise voltar a anunciar na plataforma só existirá uma opção: criar uma nova conta de anúncios. Para isso

a. Obtenha um novo cartão de crédito ou débito.

Infelizmente o Facebook detectará se você utilizar em sua nova conta o mesmo meio de pagamento que utilizava em sua conta que foi banida, por isso você precisará de um novo.

b. Crie uma conta no Business Manager do Facebook

Se você nunca teve uma conta no Business Manager do Facebook, você pode criar rapidamente em  business.facebook.com seguindo os passos descritos na página.

Porém, se você já teve uma conta no Business Manager e ela foi bloqueada será um pouco mais complexo. Você precisará contactar um amigo ou membro da família e pedir que ele crie uma nova conta e te coloque como admin, como explicamos no passo a passo abaixo:

  1. Encontre um amigo, colega ou membro da família que seja de confiança.
  2. Vá para a casa da pessoa (assim você estará em um endereço de IP diferente).
  3. Peça para a pessoa abrir uma nova conta no Business Manager com os dados dela.
  4. Crie uma nova conta de anúncios no Business Manager criado.
  5. Crie uma nova página de negócios no Facebook.
  6. Consiga uma nova forma de pagamento, seja ela um cartão de débito ou crédito.
  7. Peça para a pessoa te deixar de admin da sua nova página e conta, assim você terá total controle sobre ela.
  8. Tente rodar anúncios para Landing Pages que estejam em outro domínio do que você usava anteriormente ao bloqueio.

c. Crie suas 5 contas de anúncio imediatamente

Com o Gerenciador de Negócios do Facebook você poderá criar até 5 contas de anúncio. Crie essas contas logo que puder pois se você criar apenas uma e essa for desabilitada, você não poderá criar uma nova no futuro.

Lembre-se, distribuir seus anúncios em mais de uma conta é uma das 8 dicas para não ter uma conta do Facebook Ads bloqueada. Se você ainda não teve a oportunidade de checá-las, aproveite essa chance.

Nesse artigo combinamos as práticas mais usadas por empreendedores digitais para diminuir significativamente os riscos de um bloqueio no Facebook Ads.